Arceburgo - MG

 

Hino do município de Arceburgo Letra por Nélson Biasoli Melodia por Sebastião Campos

Salve flamante Arceburgo Da régia terra mineira Seja justiça seu lema Sempre viril - sempre altaneira Nos verdes de seus olhos encontra os verdes cafezais Qual fortaleza triunfante construindo os ideais Palmilhada pelos imigrantes Que fizeram a grandeza da Nação Guarda fibra no relicário Venerando o padroeiro São João Suas manhãs são tão lindas Suas tardes primaveris Parece que a abóboda infinita Ascende as estrelas no zefir Salve flamante Arceburgo Da régia Terra mineira Seja justiça seu lema Sempre viril - sempre altaneira No passado conquistaram glórias No presente tem o riso da criança No porvir hão de contar histórias Desse povo que inspira confiança Entre as paisagens dessa terra de bonança Dessa gente de espírito empreendedor Passa o Ribeirão da onça Banhando esse solo de amor Hás de sempre lutar decidida Com denodo e soberdo porfil Por sua gente querida Por Minas e pelo Brasil.

 

   

               

   

HISTÓRIA ARCEBURGO - MG 

Antigamente chamada "São João da Fortaleza", a localidade acolheu muitos imigrantes, principalmente os sírio-libaneses e italianos.

Devemos destacar, entre a população italiana, as famílias Durante, Bassani, Borghetti, Lupatelli, Ferrareto e Meggiolaro que chegaram da Itália em 1910.

Entre a população sírio-libanesa, destacam-se as famílias Maffud e Salim João, ambas vindas do Líbano em 1910, e fixaram moradia em Arceburgo. Hoje, seus descendentes são muitos, são famílias grandes e tradicionais na cidade.

A igreja matriz de São João Batista é uma das referências postais do município. Construída em 1915, a igreja é uma das mais lindas da região, pois os seus sinos são de sons perfeitos, que toda tarde alegra os ares da cidade. O interior da igreja é todo pintado com passagens Bíblicas contando sobre a vida de Jesus e a vida de João Batista desde o seu nascimento até a morte.

Arceburgo possui uma zona rural belíssima. Ainda existem grandes matas e florestas que cercam nosso município.

O Rio da Onça é um grande exemplo, com lindas cachoeiras e lindas matas nativas ao seu redor.

A economia do município é baseada nas plantações de café, milho, cana-de-açúcar e em algumas indústrias alimentícias (Cory, Perdigão, Suporte Rei e Nutrimental).

Arceburgo é famosa por sua Festa de São João, quando a praça da Igreja Matriz e as ruas adjacentes são tomadas por barracas, parque de diversão e um divertido barracão, com música popular e bingo. No primeiro e último dia da festa contamos com a linda Alvorada, que é a banda tocando nas ruas principais, às 5 horas da manhã com fogos e sons dos sinos da matriz. E em seguida, um delicioso café é servido gratuitamente na barraca da festa. A festa é realizada todos os anos, no mês de Junho, cujo dia 24 é feriado municipal, devido ao seu Padroeiro São João Batista e ao aniversário de fundação do município.

Da culinária arceburguense, destacam-se as comidas árabes, comidas mineiras e o "bauru", sanduíche preparado pelos bares que circundam a Praça da Matriz, onde o mais famoso e o tradicional Bauru, do extinto "Bar do Nene", hoje "Pesqueiro do Nene" . No ano de 2006, foi implantado um novo feriado municipal, em comemoração ao aniversário da emancipação política do município, que aconteceu no dia 30 de agosto de 1911. Igreja Católica[editar

O município pertence à Diocese de Guaxupé. A única paróquia é a Igreja Matriz de São João Batista. Igrejas católicas na cidade: Igreja Matriz de São João Batista, Igreja de São Vicente de Paula (asilo), Igreja de Santos Reis, Igreja de São Benedito (Jardim Pouso Alto), Igreja de Nossa Senhora Aparecida (Vila Progresso) Capela de Santa Marta (centenário) Igreja de São Francisco de Assis (Chácaras do Itaguaçu), Capela do Cemitério a qual encontra-se sepultado o Padre Adolfo Morán.

O Pároco da paróquia atualmente é o Padre Donizetti Miranda Mendes. Nos meses de dezembro e janeiro de todo ano Arceburgo é tomado de vários grupos folclóricos de Folias de Reis. Esses grupos andam pelas ruas da cidade cantando nas casas e mostrando a dança dos bastiões. Várias famílias ainda mantém a tradição de oferecer um almoço ou jantar aos foliões, acreditando que assim consigam pagar as suas promessas e receberem graças.

No dia 6 de janeiro foi instituído pelo prefeito Antônio Roberto da Costa feriado municipal, devido a devoção do povo arceburguense a Santos Reis. Neste dia a cidade fica em festa. A Igreja de Santos Reis, que fica na parte alta da cidade, recebe vários grupos de folias de reis e também chegadas de algumas delas. Na igreja também é realizado várias missas nesse dia pelo pároco local e no final do dia é celebrada uma missa solene acompanhada de uma procissão para homenagear os Santos Reis.

Arceburgo também tem um grupo de Pastorinhas, crianças que cantam nos presépios das Igrejas, Capelas e casas e conta também com um grupo de terno de moçambique intitulado de Nossa Senhora Aparecida. Esse terno todos os anos acompanha a procissão em homenagem a santa no mês de outubro. Igrejas evangélicas.

Arceburgo também possui várias igrejas evangélicas. Mesmo que em pequenos números de fiéis. Entre elas as principais são Congregação Cristã no Brasil, Igreja Presbiteriana do Brasil, Assembleia de Deus, Igreja Universal, Igreja da Graça, Igreja Pentecostal Deus é Amor, e várias outras. Referências 1. ↑ Ir para:a b IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 2. ↑ Ir para:a b «Estimativas da população residente nos municípios brasileiros com data de referência em 1 de julho de 2014» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Consultado em 22 de março de 2018 3. ↑ «Ranking IDHM Municípios 2010». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2013. Consultado em 11 de junho de 2015 4. ↑ Ir para:a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2015». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 22 de março de 2018